Mês Abril – Reflexões do Evangelho San juan 20: 1-10

reflexao3

Mês Abril Reflexão
Reflexões do Evangelho
San Juan 20: 1-10

E o corpo? Ver e entender antes de anunciar

Tudo aconteceu muito rápido. Na verdade, o túmulo estava em um jardim a poucos metros de distância e, como tinha sido o dia de preparação para a Páscoa, não havia possibilidade de esperar. Mas a história ainda não está terminado, o fim não veio.

reflexao1Todos correm

O evangelista João não diz nada sobre o que aconteceu depois de Jesus crucificado e de ter colocado o seu cadáver em um túmulo. Em sua narrativa ele pula no tempo e leva-nos para o primeiro dia da semana, muito cedo, colocando-nos no mesmo jardim e na mesma sepultura. Mas ele tem a mesma sepultura. Mas apresenta um mistério, algo inesperado: o túmulo está vazio, só permanecem algumas telas. O que aconteceu com o corpo? A primeira suposição: Alguém pegou. O que testemunhas dizem? Maria Madalena, Pedro, o discípulo amado, Thomas eo resto dos discípulos que estavam escondidas são as testemunhas iniciais.

Por agora, aqui estão alguns detalhes da história do Evangelho de João sobre o que viveu Pedro e o discípulo amado; Espero que possamos ver-los a descobrir elementos que nos ajudam a aprofundar a nossa vocação missionária.

Peter e Paul correu ao sepulcro (Eugene Burnand)

Era de manhã cedo no primeiro dia da semana, quando Maria Madalena vem para o túmulo e encontrou o removido sem o corpo da pedra Jesus. O grande surpresa foi descobrir que havia desaparecido; sua primeira reação é correr para dar a notícia para Pedro eo outro discípulo, a quem Jesus amava, João nos diz. A cena tem grande velocidade. Olhe para a reação destes dois das palavras de Maria como eles ouvem a notícia instantaneamente correr, não entreter pedindo detalhes, praticamente nenhum tempo intermediário entre o anúncio e saída. A situação é urgente, portanto, a reação imediata.

Todo mundo corre!

O discípulo amado, talvez porque mais jovem, correndo mais rápido do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; mas, surpreendentemente, não se encaixa, única inclina. Lembre-se que a maioria dos túmulos estavam em um fundo ou uma pequena porta tinha forçado a se curvar para inseri-los. O evangelista especifica que o discípulo amado encara os panos de linho que estavam dentro do túmulo e que tinham envolvido o corpo de Jesus; Eles são incrivelmente no lugar, parece intacta, mas o corpo não é. Lembre-se que esse discípulo estava presente durante o julgamento de Jesus, como era no momento da cruz quando Jesus deu a sua mãe, então eu tinha uma idéia muito clara sobre como ele tinha terminado a cena da crucificação e, portanto, ele sabia como ele havia deixado o túmulo antes que fosse fechado com pedra. A reacção deste discípulo nos deixa com dúvidas, por que não incentivados a participar? você estava assustado e atordoado? Ele ۞ Já pensou estava tentando entender? Será que ele precisa de tempo para assimilar o que ele viu? O evangelista nos deixa com a intriga. É simplesmente que não vem nesse momento.

Em seguida, vem que mesmo Peter não parar instantaneamente; imediatamente entra no túmulo, talvez eu estava ansioso para ver o que tinha acontecido. O evangelista nos diz que ele viu o que tinha visto o outro discípulo, ou seja, as embalagens no local onde tinham sido colocados, mas acrescenta um detalhe que, aparentemente, não poderia ser percebido a partir do exterior: Peter vê que o sudário com o que havia sido coberto cabeça de Jesus é dobrada e colocada num local separado do resto das peças de vestuário. O que aconteceu?

Dúvidas devem ter invadido seu coração. Por um lado, não há como negar o que ele vê, o sentido da visão confirma ele naquela noite algo aconteceu. Quão complicado é entender a razão! É silencioso, não diz uma palavra.

É ilógico que as telas estão intactos, mas cuidadosamente dobrado a mortalha. Ele deve ter pensado que alguém veio para roubar as vezes que os ladrões que insultam os túmulos tendo valor com que os mortos usados ​​para ser enterrado, mas esta possibilidade e a possibilidade de sequestrar o corpo são governados pela ordem excessiva prevalece: o fim uma cena de roubo o que prevalece é o caos. ! Nenhum ladrão iria parar de colocar suas roupas no lugar onde eles eram muito menos perder tempo dobra a mortalha!

reflexao2

E o corpo? Ver e entender antes de anunciar

DÚVIDAS

O que tinha pensado Pedro? Lembre-se que ainda não sabia que Jesus tinha ressuscitado. O corpo pode ter desmaterializada? Foi uma boa possibilidade de desmaterializar teria ido através das telas, que poderia explicar por que eles estão no lugar. No entanto, Peter era esperto, ele vai-se concluir que se Jesus tivesse desmaterializado a mortalha seria com as telas e não ser enrolada; Além disso, nenhum sentido que a pedra tinha sido removido. Jesus poderia ter vindo da tumba sem removê-los.

Então o que aconteceu? Pedro deve ter pensado: O corpo não poderia ter ido porque se! A única segurança que eu tinha é que o corpo de Jesus estava lá, não posso duvidar de que isso tenha sido telas comprovada, é a evidência de que confirma que Jesus foi enterrado lá. Mas o que acontece com o corpo? Onde está Jesus? Como muitas perguntas! Até agora, o evangelista nos envolveu em um drama que deixa praticamente sem pausa, mas diz coisas tão austera que parecem querer nos deixar em suspense. E se isso era sua intenção, ele está fazendo isso.

Depois Pedro entrou no sepulcro, o discípulo amado preciso coragem. Provavelmente ela veio tremendo. Uma vez lá dentro ele olha para o que ele vê. Há algo diferente do que era o dia em que Jesus foi enterrado; olhar cuidadosamente observados e isso o leva a dar um passo que Pedro tem sido incapaz de: o discípulo amado consegue acreditar. Você viu algo que Peter não vê e que lhe permitiu acreditar?

 Os três Marys no túmulo (Peter von Cornelius)

O recurso ao texto grego para encontrar alguma pista para nos ajudar a entender: quando as negociações evangelista sobre o olhar de Pedro e o discípulo amado faz com dois verbos diferentes: para se referir a assistir Peter usa o verbo “theoreo”, enquanto para o olhar do discípulo amado usa o verbo “horao” (Este detalhe é perdido quando traduzir o texto para o espanhol como os dois verbos são traduzidos como “ver”. no entanto, a partir do texto grego pode-se notar que a maneira de ver a discípulo amado é diferente da de Peter.

Provavelmente o evangelista faz essa distinção para nós para descobrir que a chave não está no que eles viram, mas na forma como eles viu.

Embora tenhamos visto o mesmo, as conclusões a que chegarem são diferentes: a forma como tem sido o discípulo amado permite dar um passo de fé que permite que você acredite; Pedro, no entanto, depois de ver não chegar a qualquer conclusão. O problema não era a tela, mas a maneira como eles têm visto. uma vista especial é necessário para ver as coisas do Senhor.

Depois dessas cenas, o evangelista faz um comentário que deixou com a boca aberta mais de um. Ele afirma que eles não entendiam a escritura, que não tinha entendido que Jesus teve que ressuscitar dos mortos (Jo. 20: 9). Praticamente ele está dizendo que os discípulos eram ignorantes! Mas o que é uma falta de respeito! Calmo, buscar explicação. Mas calma, porque isso é algo que não esperava. Que surpresa que tínhamos reservado para o final do episódio.

Certamente John está fazendo uma declaração com um tom negativo e há falta de razões para o fazer; se os discípulos tinham entendido as Escrituras estaria esperando em casa a Ressurreição e não teria sido necessário para executar ao túmulo para ver que Jesus não estava ali, muito menos seria escondido com medo. Embora, olhando bem a acusação de que os discípulos para a sua falta de capacidade de compreender realmente traz uma mensagem positiva para a próxima geração de crentes que, lendo o Evangelho, entender que a escrita é possível acreditar na Ressurreição. Isso é importante para nós que vivemos quase dois mil anos após estes eventos ocorreram. Podemos acreditar na ressurreição apesar de não ter estado presente quando aconteceu; testes sensíveis são secundárias quando você ter entendido as Escrituras.

reflexao4

Não precisamos entrar na tumba e ver as pinturas, não importa qual a informação que permanecem vagas e incompletas. Deus também fala através das Escrituras. É tão essencial para nossa fé para crescer e amadurecer, por isso todos nós podemos combinar a experiência de fé dos primeiros discípulos.

Note-se que alguns versículos depois (Jo. 20:31) Evangelista elogia aqueles que conseguem acreditar sem ver.

Devemos reconhecer que nem Pedro nem o discípulo amado está dentro deste grupo; eles precisavam ver para crer. Muitos de nós de nós, como estes dois discípulos resultados devem ajudar-nos a acreditar.

E aqui será útil para citar São Vicente de Paulo, Francês Santo século XVII conhecido como o patrono da caridade. Parece que ele tinha uma necessidade humana muito claro para “sentir” a fé; constantemente ele convidou para virar para ver o pobre, para tocá-lo, porque ele descobriu que havia Jesus sabia que, sem esta experiência sensível é muito difícil de acreditar n’Ele.

No entanto, muitas vezes ele convidou a meditar e aprofundar os mistérios divinos, sabia que a experiência sensorial não é suficiente. Portanto, não podemos considerar-nos verdadeiros católicos, se não temos visto, tocado, feltro, ouvido ou provado Jesus; mas acima de tudo, não pode ser se nós não compreender a Escritura antes. Voltando a Pedro e aos discípulos amados, lembre-se de que o que importa não é o que você vê, mas o que parece; podemos acrescentar: não é importante o que é jogado é ouvida … mas a maneira como. Então, podemos crer na ressurreição.

reflexao5

THE GRAVE

Finalmente, há um detalhe na história que pode acontecer desapareceu: a sepultura. Destaca a sua importância quando vemos que sete vezes em apenas dez versos. Isso é um monte, quase uma vez um verso! Este não é o habitual na Bíblia, a menos que o evangelista quer concentrar a nossa atenção lá.

O túmulo, em vez de causar desespero a Maria Madalena, Pedro e o discípulo amado, na verdade, é uma fonte onde eles encontram novos produtos: a pedra removida, as roupas no lugar, a cabeça manto enrolado e colocado em um local separado.

Morte morreu e, como uma coisa do passado, invólucros de morte são deixadas dentro do túmulo.

Quantas descobertas naquele dia estava apenas começando. A sepultura não é capaz de acomodar a morte. As telas não cercar os mortos. A entrada não é selada. Como é belo o túmulo vazio! Jesus ressuscitou!

ANTONIO ESCOBEDO C. M.
PhD em arqueologia e as Escrituras em Jerusalém

Envie uma resposta

*

captcha *